12 Atitudes ativas para um fantástico atendimento
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1)Apresentação impecável
Lembre-se: A simpatia visual vale muito para uma alta performance no atendimento ao cliente.
2)Postura
O corpo fala e diz muita coisa! Mantenha sempre :
- Cabeça erguida;
- Coluna ereta;
- Gestos suaves;
- Fisionomia alegre.
Se em algum momento você sentir-se cansado: Dê uma volta, tome um cafezinho, lave o rosto, retoque a maquiagem.
3)Sorrir/Humor/Astral
Mesmo que você esteja com problemas, separe as coisas. Um bom profissional evita, ao máximo, que problemas pessoais atrapalhem seu desempenho. Bom sorriso aberto e sincero cria pontos de identificação, conectando pessoas e abrindo portas para que a venda ocorra.
“Sem vínculo, nada de venda!” Jeffrey Gitomer
“O humor quebra o gelo. Aquece o mais frio dos corações. Faz as vendas.” Jeffrey Gitomer
“Se você consegue fazê-los rir, conseguirá fazê-los comprar.” Jeffrey Gitomer
4)Empatia
Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, capacidade de compreender, de entender o que o outro está pensando ou sentindo. O vendedor detentor desta capacidade, sem dúvidas, tem muito mais chances de conseguir conduzir a venda, identificar as objeções ocultas e alcançar o que o cliente realmente deseja.
5)Escutar
Ouvir é sem dúvidas o aspecto mais importante do processo de vendas. No entanto, geralmente é a mais fraca das habilidades de um profissional de vendas.
Os dois maiores empecilhos para ouvir são:
- Frequentemente você tem uma opnião (sobre o assunto ou do que vai dizer), antes de começar a ouvir.
- Você já se decidiu, antes de começar a ouvir, ou antes, de ouvir a história toda.
As duas regras mais importantes de ouvir efetivamente devem ser observadas nesta ordem, ou você não será um bom ouvinte:
- Primeiro, ouça com a intenção de entender.
- Segundo, ouça com a intenção de responder.
Não interrompa enquanto alguém fala. Faça perguntas e depois fique quieto. Concentre-se nas respostas que chegam e não nos seus pensamentos! . Faça perguntas para ter certeza de que entendeu o que foi dito ou o que quis se dizer. Escuta ativa envolve interpretar. Interprete em silêncio ou faça anotações. Por fim, aplique-se em desenvolver a habilidade de escutar. Seja um bom ouvinte!
“Quer fechar mais vendas? Ouça mais atentamente!” Jeffrey Gitomer
6)Gentileza/cortesia
Essa palavrinha hoje tão desconhecida e tão pouco lembrada tem sido motivo de curso de RH, técnica de venda e de atendimento ao cliente, e por um motivo muito simples: Pessoas cordiais sempre são lembradas. Porque por mais que existam aqueles que não deem valor a esse tipo de tratamento, o fato é que todo ser humano (normal) gosta de ser bem tratado.Com a Cortesia, o mundo fica mais bonito, mais gostoso de viver, mais aconchegante. Tratamos as pessoas bem e assim somos tratados da mesma forma. . Lembrando que, ser Cortez, não significa ser íntimo. Devo tratar com cortesia a todas as pessoas, coisas e criaturas. A cortesia desperta o que há de melhor, a parte nobre do homem. Se você quer ter uma boa aceitação de seus clientes, aprenda a ser Cortez e gentil com eles.
7)Disposição
Seja prestativo, vá ao encontro do cliente, resolva o problema dele como se fosse seu.
8)Pontualidade/agilidade
Seja sempre pontual e ágil. Atrasos contam sempre negativamente para a sua imagem. Cuidado para não perder o timer da venda!
9)Tranquilidade
A pior coisa que pode acontecer num atendimento é demonstrar nervosismo. Caso aconteça algum problema durante a apresentação do projeto a melhor coisa a se fazer é usar um pouco do bom humor para descontrair a situação e depois prosseguir com o atendimento normalmente.
10)Sinceridade
Cuidado para não prometer o que não poderá ser cumprido. Mais vale surpreender positivamente o cliente do que gerar uma frustração nele.
11)Comunicação correta
A comunicação correta só acontece quando o emissor da mensagem é entendido pelo receptor. Nessas horas gírias e vocabulário inadequado podem comprometer e atrapalhar muito o atendimento. Policie e polida sua comunicação e o resultado será positivo.
12)Compromisso
Aprenda a comprometer-se com o que foi dito e acordado. Tome como um compromisso pessoal e cumpra-o, até o final. Profissionais comprometidos transmitem segurança. O cliente precisa sentir-se seguro para comprar.
Clarice Ferreira
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