12 Atitudes ativas para um fantástico atendimento

1)Apresentação impecável 

Lembre-se: A simpatia visual vale muito para uma alta performance no atendimento ao cliente. 

2)Postura 

O corpo fala e diz muita coisa! Mantenha sempre : 
  • Cabeça erguida; 
  • Coluna ereta; 
  • Gestos suaves; 
  • Fisionomia alegre. 
Se em algum momento você sentir-se cansado: Dê uma volta, tome um cafezinho, lave o rosto, retoque a maquiagem. 

3)Sorrir/Humor/Astral 

Mesmo que você esteja com problemas, separe as coisas. Um bom profissional evita, ao máximo, que problemas pessoais atrapalhem seu desempenho. Bom sorriso aberto e sincero cria pontos de identificação, conectando pessoas e abrindo portas para que a venda ocorra. 

“Sem vínculo, nada de venda!” Jeffrey Gitomer 

“O humor quebra o gelo. Aquece o mais frio dos corações. Faz as vendas.” Jeffrey Gitomer 

“Se você consegue fazê-los rir, conseguirá fazê-los comprar.” Jeffrey Gitomer 

4)Empatia 

Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, capacidade de compreender, de entender o que o outro está pensando ou sentindo. O vendedor detentor desta capacidade, sem dúvidas, tem muito mais chances de conseguir conduzir a venda, identificar as objeções ocultas e alcançar o que o cliente realmente deseja. 

5)Escutar 

Ouvir é sem dúvidas o aspecto mais importante do processo de vendas. No entanto, geralmente é a mais fraca das habilidades de um profissional de vendas. 

Os dois maiores empecilhos para ouvir são: 
  • Frequentemente você tem uma opnião (sobre o assunto ou do que vai dizer), antes de começar a ouvir. 
  • Você já se decidiu, antes de começar a ouvir, ou antes, de ouvir a história toda. 
As duas regras mais importantes de ouvir efetivamente devem ser observadas nesta ordem, ou você não será um bom ouvinte: 
  • Primeiro, ouça com a intenção de entender. 
  • Segundo, ouça com a intenção de responder. 
Não interrompa enquanto alguém fala. Faça perguntas e depois fique quieto. Concentre-se nas respostas que chegam e não nos seus pensamentos! . Faça perguntas para ter certeza de que entendeu o que foi dito ou o que quis se dizer. Escuta ativa envolve interpretar. Interprete em silêncio ou faça anotações. Por fim, aplique-se em desenvolver a habilidade de escutar. Seja um bom ouvinte! 

“Quer fechar mais vendas? Ouça mais atentamente!” Jeffrey Gitomer 

6)Gentileza/cortesia 

Essa palavrinha hoje tão desconhecida e tão pouco lembrada tem sido motivo de curso de RH, técnica de venda e de atendimento ao cliente, e por um motivo muito simples: Pessoas cordiais sempre são lembradas. Porque por mais que existam aqueles que não deem valor a esse tipo de tratamento, o fato é que todo ser humano (normal) gosta de ser bem tratado.Com a Cortesia, o mundo fica mais bonito, mais gostoso de viver, mais aconchegante. Tratamos as pessoas bem e assim somos tratados da mesma forma. . Lembrando que, ser Cortez, não significa ser íntimo. Devo tratar com cortesia a todas as pessoas, coisas e criaturas. A cortesia desperta o que há de melhor, a parte nobre do homem. Se você quer ter uma boa aceitação de seus clientes, aprenda a ser Cortez e gentil com eles. 

7)Disposição 

Seja prestativo, vá ao encontro do cliente, resolva o problema dele como se fosse seu. 

8)Pontualidade/agilidade 

Seja sempre pontual e ágil. Atrasos contam sempre negativamente para a sua imagem. Cuidado para não perder o timer da venda! 

9)Tranquilidade 

A pior coisa que pode acontecer num atendimento é demonstrar nervosismo. Caso aconteça algum problema durante a apresentação do projeto a melhor coisa a se fazer é usar um pouco do bom humor para descontrair a situação e depois prosseguir com o atendimento normalmente. 

10)Sinceridade 

Cuidado para não prometer o que não poderá ser cumprido. Mais vale surpreender positivamente o cliente do que gerar uma frustração nele. 

11)Comunicação correta 

A comunicação correta só acontece quando o emissor da mensagem é entendido pelo receptor. Nessas horas gírias e vocabulário inadequado podem comprometer e atrapalhar muito o atendimento. Policie e polida sua comunicação e o resultado será positivo. 

12)Compromisso 

Aprenda a comprometer-se com o que foi dito e acordado. Tome como um compromisso pessoal e cumpra-o, até o final. Profissionais comprometidos transmitem segurança. O cliente precisa sentir-se seguro para comprar. 


Clarice Ferreira

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