A aparência no ambiente de trabalho

A sua aparência deve refletir, antes de mais a nada a imagem da sua empresa. Nada impede que o vendedor imprima sua marca pessoal na hora de vestir-se, entretanto deve-se ter cuidado para que esta marca não entre contradição com os ideais e filosofia da empresa, soando vulgar, formal ou informal de mais.

Vivemos num mundo dinâmico e repleto de diversidade, um projetista atenderá pessoas de distintos tipos de visão e comportamentos diferentes. Uma imagem pessoal que se choque com a do seu cliente comprometerá e muito a identificação de ambos, diminuindo drasticamente as chances de venda.

Seguem abaixo algumas regras de ouro na hora se vestir:


  • Transparências e decotes devem ser evitados assim como roupas curtas com a finalidade de não constranger ou gerar uma imagem equivocada da loja;
  • Roupas sociais são sempre adequadas. Podem também ser usadas calças jeans neutras/clássicas junto de blusas mais sociais para compor o visual;
  • Maquiagem: No caso das meninas, uma maquiagem neutra é sempre recomendada. Vale a pena ter atenção para não poluir ou carregar o visual com excesso de pintura. Lembrando que o uso de um batom cor de boca é sempre bem vindo, para não dizer fundamental;
  • Unhas feitas no caso das meninas, ou limpas e bem cortadas no caso dos rapazes também são fundamentais;
  • Por fim, vale a regra do bom senso. Quando um cliente entra em nossa loja devemos dar sempre o melhor de nós e isto também se aplica visualmente em nossa aparência. Uma aparência despojada de mais pode passar a impressão de desleixo.

Clarice Ferreira

Postar um comentário