Redes sociais como ferramentas de vendas
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Hoje em dia, milhares de pessoas de todos os tipos de personalidades e interesses, fazem uso de das redes sociais para manterem-se conectados com amigos, colegas de trabalho e família. É inegável que este é um caminho sem volta. Com a vida cada vez mais corrida, o uso das redes estabelece-se como um facilitador de contatos e vínculos. Em outra mão, grande e pequenas empresas já entenderam que muito mais do que simples veículos de comunicação social, as redes são um caminho interessante e viável de ferramenta de marketing e vendas entre empresas e consumidores.
Dentre as redes sociais (Facebook, Twitter, Google +, linkedin, etc) o Facebook merece uma atenção especial. Contando com uma grande repercussão espontânea entre os usuários, por meio de comentários e sugestões publicados pelas pessoas que interagiram com a ação. "As empresas mais convencionais sentem que de alguma forma precisam surfar nesta onda da interatividade nas redes sociais", conta o publicitário Stephanie Kohn. Da mesma forma, você projetista deve tirar proveito das suas redes como forma de marketing pessoal e divulgação de seu trabalho. Você ficará surpreso com feedback recebido!
Vale uma observação importante: Antes de se usar as redes para networking, vale a pena ter em mente algumas regras fundamentais de etiqueta on line. O que você compartilha na internet traduz a sua educação, personalidade, cultura e estilo de vida e assim a "Etiqueta" passa a ser tão necessária, aplicável e obrigatória nas redes sociais. As regras básicas:
- Atenção ao "português escrito", na dúvida consulte a gramática, dicionário, google, etc.
- Cuidado com informações pessoais, sua segurança e privacidade dependem de você.
- As redes sociais tem o objetivo de interação. Se você não tem nenhum interesse, contato ou afinidade com o perfil do outro não justifica mantê-lo.
- Apague recados inconvenientes e não seja um divulgador de "embaraços". Bom senso e gentileza nunca são demais. Cuidado com as polêmicas!
- Resolva brigas e desentendimentos fora das páginas do mundo virtual. Procure diretamente a pessoa/empresa e tente resolver. A exposição pode dificultar ainda mais a solução.
- Evite: escrever em maiúsculas (ou parecerá que está gritando com o destinatário) e gírias. Usar "emotions" somente se o contato não for profissional e com moderação. Nunca: palavrões!
- Antes de postar fotos, certifique que não causará constrangimento para nenhum dos envolvidos. Não preservar a sua privacidade é uma escolha sua, a dos outros não.
- O perfil é individual, cada um com o seu, com sua senha, sua foto "individual", de rosto e de fácil identificação!
- Não repasse correntes, boatos, piadas, longos slides ou até mesmo fotos engraçadas, por melhores que sejam suas intenções.
Obs.: O mundo virtual é pequeno. Já imaginou aquele seu clientão te achando na rede com um perfil um tanto quanto duvidoso? Vai ficar estranho, não?
Como fazer uso das redes:
Facebook - É atualmente a mais usada. Você pode criar um álbum com os produtos que trabalha e manter sua rede de contatos atualizada sobre as novidades.Uma outra boa ideia para a divulgação de seus produtos é filiar-se a grupos de interesse comum e de empresas da área. Lá você poderá fazer contatos com pessoas do setor, aumentando assim seus contatos e clientela.
Youtube- Também bastante usada. As pessoas procuram de um tudo no youtube. Experimente criar um canal e postar vídeos com fotos de seus produtos. Depois use o link para divulgar via e-mail, twitter ou facebook. O resultado pode ser bastante interessante!
Twitter – É mais usado para divulgação de pequenas notas, mas na impede que você crie um e poste lá os links para suas fotos.
Google Plus ou Google + - É uma rede nova criada pela Google, vem crescendo aos poucos, mas oferece algumas possibilidades bastante interessantes, como a criação de álbuns compartilhados com o picasa. A cada nova postagem você tem a possibilidade de compartilha-la com toda sua lista de e-mails do gmail. Aproveite para criar álbuns dos seus produtos e compartilha-los com e-mails de clientes e amigos.
Por fim, lembre sempre:
“Não diga nada online que você não fosse colocar em um enorme outdoor com a foto do seu rosto ilustrando.” – Erin Bury, Gerente da Comunidade Sprouter
“O Networking social que importa é aquele que ajuda pessoas a cumprirem seus objetivos. Fazer isso repetidamente e de maneira confiável ajudará você a atingir suas próprias metas”. – Seth Godin
“Se o conteúdo é rei, então conversão é a rainha.” – John Munsell, CEO do Bizzuka
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Valeu!
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